Até o lançamento do emblemático VW SP2, nenhum automóvel havia sido totalmente projetado no Brasil. E o projeto SP foi um divisor de águas na indústria automobilística brasileira, mostrando o verdadeiro potencial do país. Mais de 40 anos se passaram desde a sua criação, e esse belo esportivo virou um mito e objeto de desejo de muitas pessoas.
Ao longo deste texto, você conhecerá a história por trás do VW SP2, algumas curiosidades e detalhes sobre como ele se tornou um dos carros que marcaram época. Continue conosco!
1969: cresce o interesse por veículos esportivos e inicia-se o projeto do SP2
No final da década de 60, a economia brasileira estava em franco crescimento e a procura por veículos mais velozes, sofisticados e com um ar mais esportivo começou a crescer bastante. Até então, Karmann Guia e Puma eram os carros do momento, mas percebendo que poderia melhorar, a Volkswagen deu origem ao chamado Projeto X.
A ideia era produzir um veículo inovador, com um design arrojado, motor robusto e, principalmente, com a confiabilidade da marca. Senor Schiemann deu início ao desenho do que seria o VW SP2 e, em 1971, foi produzido o primeiro protótipo, exibido na Feira da Indústria Alemã, na cidade de São Paulo.
O modelo logo ganhou destaque e as reações do público foram muito favoráveis. Antes de ser lançado, o SP2 passou por pequenas alterações, até que, em junho de 1972, finalmente a espera acabou. Há quem diga que seu nome é uma referência a cidade de São Paulo, enquanto outros acreditam que a sigla SP é derivada do termo Sport Prototype (protótipo esportivo).
1972: é lançado o tão esperado VW SP2
Independentemente da origem do nome, o VW SP2 se tornou muito cobiçado assim que foi lançado. O modelo tinha um design bem inovador, colado ao chão e muito aerodinâmico. Até hoje, ele é considerado como um dos veículos esportivos mais bonitos já lançados.
Chamado pela revista alemã Hobby de “o Volkswagen mais bonito já lançado”, o VW SP2 vinha com um painel de instrumentos completo, trazendo itens como conta-giros, amperímetro, medidor de temperatura do óleo, acendedor de cigarros, ventilação e relógio, entre outros.
Construído sob a mecânica da VW Variant, o SP2 vinha equipado com um motor de 1678 cm³ que desenvolvia 75 cavalos. O modelo fazia de 0 a 100 km/h em 13 segundos, o que era magnífico para a época. Equipado com freios dianteiros a disco e dupla carburação, ele se tornou o desejo dos apaixonados por velocidade — havia também uma versão mais modesta, chamada de SP1, mas as vendas foram fracas.
1975: Volkswagen começa a planejar o lançamento do SP3
O sucesso do modelo SP2 era tamanho que, em 1975, a Volkswagen começou a planejar o lançamento de uma versão mais moderna, o SP3. Contudo, com a evolução de outros modelos — como o Puma —, a venda do esportivo acabou entrando em declínio e o novo projeto foi cancelado.
A carroceria do VW SP2 era inteiramente produzida em aço, o que elevava muito o seu peso em relação ao seu concorrente direto — o Puma. Aliado ao fato de o motor ser considerado fraco quando comparado a outros esportivos da época, esses itens foram fundamentais para a queda das vendas.
1976: últimos dos VW SP2 são produzidos
Após cerca de 4 anos em produção, um dos carros mais famosos de todos os tempos deixou de ser produzido. Com cerca de 10 mil unidades vendidas — das quais 670 foram exportadas para a Europa —, o VW SP2 se despediu sendo reconhecido por sua originalidade e riqueza de detalhes.
Atualmente, o VW SP2 é considerado uma raridade, e é muito apreciado pelos apaixonados por automóveis. O modelo fez muita história e, graças a alguns homens visionários, a indústria automobilística brasileira é vista com outros olhos pelo mundo, exportando milhares de veículos todos os anos.
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