O automobilismo é bastante democrático em suas alternativas, garantindo entretenimento a inúmeros perfis. Mas existe um símbolo mór entre os carros, capaz de conectar o homem à máquina, combinando-os em um. E se esse ícone for representativo de uma era, melhor ainda. Sim, estamos falando dos volantes clássicos!
Afinal de contas, seus variados desenhos foram protagonistas na direção de inúmeros condutores e pilotos mundo afora. Se você é aficionado por carros antigos, ralis, Fórmula 1, Nascar ou todas as opções combinadas, não pode deixar de acompanhar este post. Continue conosco e confira alguns destaques desse símbolo do automobilismo. Acompanhe!
Mustang
Em meados da década de 60, o pioneiro muscle da norte-americana Ford trazia um desenho arrojado, agressivo e clássico, uma fórmula ambiciosa e bem-sucedida. Esse volante tem um desenho imponente, com três raios de alumínio originando-se a partir de um aro de estilo amadeirado e, como habitual nos veículos antigos, tinha um enorme diâmetro, cerca de 400 mm.
Na segunda geração do Mustang, em 1967, o volante foi redesenhado, mantendo o diâmetro mas ganhando a funcionalidade de ajuste da coluna de direção, com até sete posições. A Lotse conta com três linhas que remontam à nostalgia dos muscle cars: a Big Block, a Maxx e a Four.
Le Mans
Os volantes Le Mans ganharam protagonismo ao equiparem versões lendárias da Porsche, como o competitivo 917 e demais modelos Carrera, do período final da década de 1960 até meados de 1970. Esse volante tinha alma e pretexto esportivo, instrumentando o memorável Porsche 917 K, eternamente lembrado como o primeiro Porsche a vencer as intensas 24 horas Le Mans.
Esse modelo era caracterizado pelo menor diâmetro, conferindo agilidade ao tangenciar curvas. O cubo era profundo e três raios metálicos com cortes circulares assinavam a peça, que era abraçada por um aro em couro, garantindo aderência e estilo simultaneamente. A Lotse homenageou esse clássico com a linha Le Mans.
F1
Em todo o decorrer da história, a Fórmula 1 representa o suprassumo do esporte automobilístico. Atualmente, os volantes dessa categoria são preenchidos por inúmeros botões que alteram a dinâmica do veículo em tempo real. No entanto, o modelo realmente memorável foi aquele que equipou os veículos da década de 1970.
O desenho apresentava um aro revestido em couro, com cerca de 360 mm de diâmetro. Três aros metálicos e sem profundidade garantiam um ar sóbrio e objetivo aos pilotos. Apaixonadamente inspirada por esse período, a Lotse também desenvolveu uma linha de volantes desses clássicos: a F1.
GTI
Essas três letrinhas combinadas são capazes de trazer intensas memórias aos proprietários de esportivos alemães de outrora. As décadas de 1970 e 1980 foram marcadas por bólidos da Volkswagen, como o Golf e o Scirocco. O desenho era objetivo e funcional, uma analogia à própria engenharia alemã.
Coerente com o avanço dos anos, o diâmetro desses volantes era menor, apresentando cerca de 350 mm. Além disso, suas três hastes metálicas mergulhavam sutilmente em direção a um sóbrio cubo central. A Lotse tem uma linha que reverencia esse período, a GTI.
Volantes clássicos germânicos
Por fim, a tríade alemã formada pela BMW, Mercedes-Benz e Porsche presenteou o mundo com volantes requintados, que seguiam uma identidade uniforme entre si, apesar das distinções de estilo e tradição entre as montadoras.
O visual era minimalista e refinado, com hastes com pouca ou nenhuma profundidade, aro revestido em materiais nobres, marcando cerca de 360 mm de diâmetro. Para contextualizar, vale a pena conferir a releitura da Lotse em sua linha própria, a Class.
Pronto! Os volantes clássicos aqui listados contemplam categorias esportivas e veículos de rua. A seu modo, cada um dos modelos citados marcou sua época, garantindo conforto, esportividade e precisão aos seus condutores.
Agora que você já conhece os principais volantes clássicos da história automotiva, que tal conferir nossa página dedicada a alguns desses modelos? Acesse e descubra como a nostalgia do desenho está associada à qualidade de construção Lotse!