Assim como veículos diplomáticos têm placa azul e táxis têm placa vermelha, os carros de coleção têm o direito de receber uma placa preta, atestando que ele está em ótimas condições e mantém sua originalidade.
Sonho de todo colecionador de automóveis, a placa preta é chamada de Placa de Veículos de Coleção e foi criada em 1998, mas não é tão fácil de ser solicitada, como muitos motoristas imaginam. Afinal, o carro precisará atender a diversos requisitos antes de conseguir a permissão.
Neste post, você descobrirá como conseguir placa preta e entenderá quais são as exigências para ter este item em seu carro antigo. Acompanhe!
Ter mais de 30 anos de fabricação
O primeiro requisito para que um carro receba uma placa preta é sua idade. Para ser elegível, o automóvel deverá ter, pelo menos, 30 anos de fabricação. Isso quer dizer, por exemplo, que apenas veículos fabricados em 1988 têm aptidão para tirar a placa em 2018.
Contar com as características originais preservadas
Quando falamos em carros de coleção, não adianta apenas ter um modelo com décadas de fabricação. O estado de conservação e a originalidade também são essenciais se você quer conseguir uma placa preta.
Como a maioria das peças de veículos antigos não são mais fabricadas, é necessário que, pelo menos, 70% de suas características originais estejam em bom estado de conservação.
Isso quer dizer que o automóvel não pode ter peças de outros veículos e nem ter passado por adaptações ou customizações em sua estrutura. Itens, como rodas, motor e elementos do interior não podem ter sofrido grandes alterações em suas características originais, assim como a pintura e as cores precisam estar dentro do padrão original da época.
Além disso, é essencial que todos os elementos do carro estejam em bom estado — não adiantará nada ter um modelo com peças originais, mas que esteja em péssimo estado. Por isso, o veículo precisa estar limpo, sem sujeiras ou encardidos e sinais de ferrugem.
Fazer parte de uma coleção
Entre as exigências de como conseguir placa preta, integrar um clube de carros antigos é imprescindível. Isso é necessário para que seu veículo faça parte de uma coleção e, assim, seja classificado para receber a placa.
Existem diversos Automóveis Clubes no Brasil, com preços bastante variados, mas é muito importante que você escolha uma entidade credenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e filiada à Federação Brasileira dos Veículos Antigos (FBVA).
Obter um Certificado de Originalidade
Por fim, a obtenção de uma placa preta exige que você tenha um Certificado de Originalidade, documento oferecido pelo clube de carros antigos e necessário para registrar um veículo de coleção.
O próprio clube é responsável por fazer uma vistoria do automóvel e verificar se ele está apto para receber o documento, que custa entre R$ 200 e R$ 600.
Se você seguiu todas as orientações acima e seu carro antigo se enquadra, ele está pronto para receber uma placa preta! Para isso, basta providenciar a mudança da categoria junto ao órgão de trânsito.
Depois de conseguir, cuide bem do seu automóvel antigo! Além de passar a contar com um alto valor histórico e de conservação, o carro não precisará mais passar por inspeções obrigatórias e a placa não tem prazo de validade. Por isso, cabe a você conservá-lo e mantê-lo sempre em bom estado.
Agora que já sabe como conseguir placa preta, aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais e mostrar para seus amigos como ter um verdadeiro carro de coleção!