Blog Lotse Volantes - Tudo sobre nossos produtos

  • Home
  • Automóveis Preparados e Clássicos
  • Volantes e seus Acessórios
  • Site

[contact-form-7 id=”157″ title=”Receba as novidades do blog”]

Blog Lotse Volantes - Tudo sobre nossos produtos

  • Home
  • Automóveis Preparados e Clássicos
  • Volantes e seus Acessórios
  • Site

Conheça os volantes mais famosos da história e como eles evoluíram

by Lotse Volantesfevereiro 21, 2019 in Automóveis Preparados e Clássicos, no comment
conheca-os-volantes-mais-famosos-da-historia-e-como-eles-evoluiram.jpeg

Historicamente, o design automotivo atravessou grandes transformações, em que os avanços da engenharia eram celebrados com novas formas e soluções estéticas que agradam os mais variados gostos.

Com isso em mente, elaboramos este artigo reunindo os volantes mais famosos da história. E para abordar esse símbolo com a devida reverência, organizamos três seções fundamentais ao tema — sua evolução, os modelos mais famosos e a tendência ao futuro. Acompanhe!

Como ocorreu a evolução dos volantes automotivos?

Os volantes sempre foram conectados à ideia de direcionamento. Nada mais justo, já que essa é a principal finalidade do componente em questão. A parte curiosa é que nos primeiros automóveis, durante a transição dos cavalos às máquinas, não existiam modelos como os que conhecemos hoje, mas, sim, uma alavanca.

Essa alavanca era apelidada de “rabo de vaca” devido a sua aparência longa e torcida em direção ao condutor. Apesar de parecer lógico a utilização de volantes circulares, esse não foi um pensamento popular à época. Os primeiros carros precisavam ser intuitivos em sua condução e, por isso, as montadoras utilizaram esse tipo de condução, que muito lembrava a de uma charrete ou carruagem.

Naturalmente, o avanço mecânico nos veículos foi o responsável por aposentar o “rabo de vaca”, que era funcional apenas em velocidades baixas. Contudo, podemos afirmar que isso mudou, mesmo não havendo um registro histórico que aponte o primeiro veículo a adotar um volante convencional.

O que se sabe por fato é a data de adesão universal do componente como o que conhecemos hoje, no ano de 1898. De meados da década de 1950 adiante, existiram algumas iniciativas para tentar revolucionar a peça, mas todas amargaram no fracasso.

A maioria desses projetos eram soluções do grupo GM, que se inspirava na tecnologia militar estadunidense ao implementar “volantes” que lembravam lemes de lanchas, controles de tanques e manetes de aeronaves.

Invenções como o GM Unicontrol, que acelerava e freava conforme se empurrasse e puxasse a coluna, foram frustradas, principalmente por defeitos cômicos, como a desobediência do veículo ao “dar marcha ré”.

Quais os volantes mais famosos da história?

Agora, confira quais foram os modelos de voltantes que marcaram a cronologia nos mercados automotivos.

Ford Mustang, 1964

Esse volante protagonizava com perfeição o conceito dos muscle cars. Formato imponente, diâmetro gigantesco de aproximadamente 400 mm, três raios em alumínio geometricamente bem alinhados e uma borda amadeirada — uma obra de arte.

Cadillac DeVille, 1965

A Cadillac personificava a sofisticação do automobilismo estadunidense. O DeVille, de meados de 1960, integrava um belo e gigantesco volante com três raios e uma vasta opção de revestimentos, entre tecidos, couros, pedras e madeiras.

Aston Martin Lagonda, 1976

A estranheza é, com certeza, um elemento propício a fama. O volante do Lagonda dispensava os tradicionais raios, com apenas uma seção central conectada à margem da circunferência. Esse modelo impressionava e garantia uma previsão dos modernos cockpits, que seriam sucesso em 1980.

Honda NSX-R, 1992

A década de 1990 foi emblemática pela popularização assombrosa das montadoras japonesas, cada vez mais renomadas pela sua sofisticação, robustez e simplicidade. Essa era a mesma filosofia que inspirou os designers do volante do NSX-R — esportivo e minimalista.

Qual a próxima tendência para os volantes automotivos?

Atualmente, vivemos na era dos volantes multifuncionais, que acumulam botões e propósitos na intenção de facilitar a condução. Como em todo o universo da industrialização, o objetivo a ser perseguido é a satisfação na experiência do usuário.

Desse modo, os próximos volantes tendem a receber ainda mais tecnologia em suas construções. A Jaguar prevê a utilização de inteligência artificial nesses componentes, facilitando uma experiência semiautônoma com os veículos.

Por fim, se percebe como os volantes acompanharam o propósito das novas gerações, como a robustez de 1960, o futurismo em 1970 e o minimalismo de 1990. Ainda assim, apesar dos indícios de automação da nova era, eles não saem de época, seja por função, praticidade ou nostalgia eles permanecem.

Agora que você conhece os volantes mais famosos da história, já pode entrar em contato com a nossa equipe para adquirir modelos Lotse, que carregam a herança histórica do automobilismo em cada uma de suas linhas. Para tanto, acesse o nosso portal e fale conosco!

Leave a Reply Cancelar resposta

[contact-form-7 id=”157″ title=”Receba as novidades do blog”]

© 2017 Rever Magazine Theme. All rights reserved.