Blog Lotse Volantes - Tudo sobre nossos produtos

  • Home
  • Automóveis Preparados e Clássicos
  • Volantes e seus Acessórios
  • Site

[contact-form-7 id=”157″ title=”Receba as novidades do blog”]

Blog Lotse Volantes - Tudo sobre nossos produtos

  • Home
  • Automóveis Preparados e Clássicos
  • Volantes e seus Acessórios
  • Site

Conheça a história do opala e saiba o que o torna tão especial

by Lotse Volantessetembro 21, 2018 in Automóveis Preparados e Clássicos, no comment
opala-Revistasocarrao

Primeiro carro de passeio fabricado pela General Motors no Brasil, o Chevrolet Opala marcou história e se tornou um verdadeiro símbolo de luxo, alcançando grande sucesso de vendas em seus mais de 20 anos de história.

Algumas pessoas dizem que seu nome é a união de Opel (fabricante que forneceu a carroceria do modelo) com Impala (que emprestou o motor do veículo). No entanto, a versão mais aceita é que seu nome surgiu graças à pedra preciosa de mesmo nome que, apesar de ser incolor quando extraída do solo, ganha cores múltiplas em contato com a luz.

Quer saber mais curiosidades e conhecer melhor a história do Opala no país? Então, continue a leitura deste post e confira a trajetória do carro ao longo dos anos!

Início da produção do Opala no Brasil

Na década de 1960, a GM decidiu produzir um novo veículo no Brasil, já que ainda não havia fabricado nenhum automóvel por aqui — era o início do chamado Projeto 676.

Baseando-se no estilo do Opel Record C e na mecânica do Chevrolet Impala, a empresa decidiu criar um modelo único, versátil e exclusivo, e assim surgia o Opala, lançado no Salão do Automóvel de São Paulo em 1968.

Com as versões cupê, perua e sedã, o Opala chamou a atenção pela carroceria de 4 portas e os motores de 4 e 6 cilindros, revolucionando os automóveis de luxo da época.

Sucesso nas pistas

Se os anos 60 foram marcados pelo lançamento do Opala, foi na década de 70 que o carro viveu seu auge. E não é para menos: suas versões mais famosas, a SS (sigla para Super Sport), a Caravan e o Comodoro, chegaram entre 1971 e 1975.

O SS fez tanto sucesso que levou o Opala para a StockCar do Brasil, em 1979. No ano inaugural do campeonato, o piloto Paulo Gomes se tornou o primeiro campeão com o Opala — o veículo foi usado no evento até 1993, um ano depois de sair de linha.

Fonte:  Opala.com

 

Esse Sucesso rendeu belos e raros frutos para a linha Opala, como os raros Envemo.

Opalas Envemo – Fonte: www.tudoparaopala.com.br

Inovações e despedida

Sofrendo a concorrência de outras marcas, o Opala precisou se reinventar na década de 80. Assim surgia o Diplomata, com carroceria e painel totalmente redesenhados. Outros modelos da época contavam com faróis em forma de trapézio e nova padronagem interna.

Em 1993, sem enxergar novas oportunidades, a Chevrolet finalizou oficialmente a produção do carro, fechando a história do Opala com chave de ouro ao lançar o Collector, edição especial de colecionador com apenas 200 unidades fabricadas.

Após 23 anos e 5 meses de vida, o Opala passaria o bastão para a nova aposta da empresa, o Ômega.

Curiosidades do Opala

Você sabia que o carro já teve uma versão cor-de-rosa? Ela foi lançada em 1974 e era chamada de Rosa Pantera. Já o Opala Chateau chamava atenção por seu visual clássico, com painéis e revestimentos em vermelho escuro e meio teto em vinil — itens bastante raros hoje em dia.

Outra curiosidade é que o ex-presidente Juscelino Kubitscheck morreu em um acidente a bordo de um Opala, em 1976. O veículo estava sendo conduzido pelo motorista de JK na Rodovia Presidente Dutra quando colidiu com um caminhão carregado de gesso.

Já em 2018, ano de comemoração dos 50 anos do Opala, a Chevrolet promoveu diversas festas pelo país, como a que ocorreu em São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, reunindo cerca de 6 mil pessoas e mais de 700 unidades do modelo.

Uma linha de produtos também foi lançado neste ano para celebrar o aniversário do Opala, fazendo os fãs voltarem ao passado com itens de coleção como canecas, garrafas e placas decorativas.

Gostou de conhecer a história do Opala e como o modelo fez história no país? Deixe seu comentário neste post e dê a sua opinião sobre o que faz do modelo tão especial!

Leave a Reply Cancelar resposta

[contact-form-7 id=”157″ title=”Receba as novidades do blog”]

© 2017 Rever Magazine Theme. All rights reserved.