Em 1969, a capital paulista inaugurava uma das empresas pioneiras na fabricação de buggys no Brasil: a BRM buggy. De São Paulo para todo o país, esses veículos caíram no gosto dos amantes de provas radicais e viraram moda em muitas praias brasileiras.
O que muita gente não sabe é que, inicialmente, a empresa só montava buggys de outras fabricantes, como Glaspac e Bugre. No entanto, ela decidiu lançar seus próprios modelos a partir de 1973 e tornou-se uma das marcas mais famosas do país, sendo reconhecida até os dias atuais.
Quer saber mais sobre a história da BRM buggy e conhecer suas principais características e modelos? Acompanhe o post até o fim para conferir!
Principais características
Considerado um veículo de recreação, o buggy conta com rodas e pneus largos, pouco peso e uma ótima adaptação para terrenos arenosos. Atualmente, todos os modelos da BRM têm chassi próprio com motor Volkswagen 1.6 refrigerado a ar, carburador simples ou injeção eletrônica e 69 cv de potência.
O veículo, geralmente, tem uma cobertura removível e chama a atenção pela facilidade em termos de engenharia, já que seu custo de manutenção e das peças de reposição é bastante baixo, principalmente pela carroceria em fibra de vidro que não enferruja.
Outro diferencial é seu caráter totalmente radical, com suspensão macia e capacidade de lidar bem com buracos e estradas acidentadas. Além disso, o buggy não tem nem um tipo de regalia, como portas, ar-condicionado ou direção hidráulica.
Modelos antigos da BRM buggy
Em 1973, a empresa lançou seu primeiro buggy original, o M-3. Apesar de ter um desenho bem parecido com o modelo norte-americano Meyers Manx, ele chamava a atenção pelos para-choques maiores e o santantônio duplo.
Já em 1976, chegava ao mercado o BR 101, com estepe externo na dianteira, para-brisa plano de peça única e maior capacidade de carga graças às longarinas adicionais. O modelo era montado sobre a plataforma da Kombi 1500 e totalmente construído com plástico reforçado com fibra de vidro.
A BRM ainda foi responsável pelos primeiros buggys de construção monobloco do Brasil, uma vez que, no final da década de 1970, a empresa abandonou as plataformas Volkswagen encurtadas e optou por um chassi tubular com túnel central de chapa de aço.
Outro destaque da BRM buggy é ter fabricado o primeiro jipe brasileiro com freios a disco na frente, o Búfalo. Apresentado em 1980 na feira Brasil Transpo, o veículo contava com molas helicoidais na traseira e carroceria de fibra de vidro integrada ao chassi de aço.
Modelos atuais da BRM buggy
Ainda marcando presença no mercado, o M-8 Long foi lançado pela BRM em 2002 e, além de ser o maior buggy fabricado pela empresa, trazia faróis redondos e lanternas traseiras de formato elíptico, o que dava um ar retrô ao automóvel.
Já em 2008 chegou ao mercado o M-11 Way, um buggy com design moderno e inicialmente fabricado pela empresa paranaense Way. No entanto, a BRM forneceu seu know-how em projeto de chassis e, em troca, recebeu a licença para utilizar a carroceria do modelo, sendo vendido até hoje.
Em quase 50 anos de história, a BRM buggy continua ativa no Brasil e chama a atenção seja lá onde estiver, podendo ser uma opção bem interessante se você gosta de atividades radicais e quer sentir toda a adrenalina que esse tipo de veículo tem a oferecer.
Gostou deste post? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em seu e-mail todas as novidades de nosso blog!