A relação entre as ruas e as pistas de corrida é mais estreita do que muitos imaginam. Nas décadas de 20 e 30, por exemplo, já era possível ver alguns carros alcançarem mais de 250 km/h nas ruas do Rio de Janeiro. Sim, nas ruas! Muitos dos carros mais famosos da história consagraram-se primeiro como campeões do automobilismo para, depois, darem o ar da graça nas ruas.
Já outros fizeram o caminho inverso e foram das ruas para as pistas. O fato é que alguns alcançaram lugar de destaque no cenário nacional e mundial, principalmente a partir da popularização das corridas. Quer saber quais são os principais deles? Acompanhe!
1. Ford GT40
Construído especialmente para destronar a Ferrari nos anos 60, o GT40 foi campeão nas 24h de Le Mans por quatro anos seguidos. Apresentado pela primeira vez em 1964 com o nome de GT101, o modelo passou por diversas alterações e, na época, contava com 8 cilindros em V, 340 cavalos de potência e 908 Kg.
O esportivo deu origem a uma família que ganhou espaço nas ruas. Hoje, há versões biturbo de 6 cilindros com até 650 cavalos.
Fonte: GearPetrol
2. Fusca
Definitivamente um dos carros mais famosos de todos os tempos, o Fusca fez história dentro e fora das pistas, foi utilizado pelos militares e virou protagonista de filmes. Lançado oficialmente em 1935, suas diferentes versões — 1300, 1300L, 1500 e 1600 — fizeram (e fazem) parte da família brasileira.
O Fusca correu nas pistas principalmente nos anos 80 e 90 na categoria Speed 1600 e Divisão 3. Participou de ralis de velocidade e até hoje integra um seleto time de carros preparados para competição.
Fonte: CarsCoops
3. Maverick
Com mais de 40 anos de história no Brasil, o modelo da Ford fez sucesso por onde passou, principalmente nos anos 70. O Maverick foi idealizado para preencher a lacuna entre o Corcel e o Galaxie e para disputar espaço com o Opala. Desde a sua criação em 1969, essa lenda do automobilismo sofreu transformações. Há versões de 4, 6 e 8 cilindros, 2 e 4 portas, e potências que variam entre 99 e 197 cavalos.
Fonte: Higienopolis Veículos
4. Opala
Fabricado com grande êxito no Brasil a partir dos anos 60, o Opala marcou a história das competições da Stock Car nos anos 70 e 80. O gigante das ruas e das pistas possui diferentes versões (Diplomata, Coupe, Caravan e SS) e, até hoje, fascina os pilotos e o público na Old Stock. As versões tradicionais contam geralmente com 4 ou 6 cilindros, podem chegar a 125 cavalos e são donos de um ruído inconfundível.
Fonte: Pastore
5. Willys Interlagos
Vendido sob encomenda pelas concessionárias Willys, o esportivo que recebeu o nome de um autódromo foi lançado em 1961. A versão de competição do modelo ganhou destaque no automobilismo brasileiro na década de 60, tornando-se campeã das 500 Milhas de Porto Alegre e dos 500 Quilômetros de Interlagos, além das 200 Milhas de Montevidéu.
O tamanho diminuto, a leveza proporcionada pela fibra de vidro e pelo plástico, a aerodinâmica diferenciada e a potência do motor permitiam ao Interlagos alcançar os 100 Km/h em 14 segundos. O herdeiro do Renault Alpine foi fabricado em três incríveis versões: cupê, berlineta e conversível.
6. Puma
O nacional produzido em São Paulo entre os anos de 1964 e 1992 chegou primeiro às pistas e só depois foi para as ruas. Ao longo de sua trajetória, o Puma utilizou componentes da DKW e da Chevrolet, além do motor Vemag.
Um dos pioneiros no que diz respeito à utilização da fibra de vidro, essa fera das pistas contou com mais de 7 versões e motores com 171 cavalos (GTB 1977). Em 2014, o Puma prometeu retornar e, em 2016, voltou a aparecer nas pistas.
Além desses clássicos, a Ferrari GTO 250, o Porsche 911 e 917 e algumas versões da Mercedes também estão entre os carros mais famosos de todos os tempos. Quando se trata de automobilismo, é sempre bom visitar o passado, pois esses modelos ainda têm muito a nos ensinar.
Agora que você já conferiu 6 dos carros mais icônicos da história, compartilhe este post nas suas redes sociais e apresente-os também para seus amigos e seguidores!
Fonte: LDtech