Mundialmente, o Fusca é o veículo mais memorável em toda a historiografia automobilística. Até mesmo o nascimento dessa indústria, em 1908, protagonizado pelo Ford Model T consegue ser ofuscado pelo besouro alemão. Afinal de contas, o Fusca conquistou a simpatia de inúmeros mercados ao redor do globo, tornando-se até mesmo um dos símbolos da contracultura nas décadas de 1960 e 1970.
Mas para além de todas as glórias desse compacto carismático, você conhece os detalhes da concepção do clássico? O nostálgico Beetle é tema de pesquisa para inúmeros entusiastas, sedentos por toda informação que remonte a história do carro do povo.
Pensando em todos os entusiastas, ávidos pelas curiosidades sobre os estandartes do automobilismo, desenvolvemos este conteúdo. Confira agora um panorama geral da concepção do Fusca!
Fusca e Porsche: a intersecção das lendas
O Fusca foi criado em um contexto bastante peculiar. Ao momento da ascensão de Adolf Hitler, em 1933, esse julgou coerente que a nação pudesse ter um veículo robusto, durável e de baixo custo de produção, para auxiliar o cotidiano de cada família alemã. No entanto, o projeto era audacioso, principalmente ao combinar fatores como demanda, qualidade de construção e custo de montagem.
Aí que entra Ferdinand Porsche, que futuramente daria luz aos ícones esportivos da marca homônima. À época, Porsche era um mero engenheiro na Daimler, fabricando as primeiras armas que equipariam o exército alemão na Segunda Guerra Mundial.
Confira o desenrolar do desenvolvimento do Fusca, cronologicamente:
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em 1933, Hitler externa o desejo de um veículo adequado e acessível às famílias alemãs;
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em 1934, Ferdinand Porsche tem êxito ao fechar contrato para desenvolver três protótipos;
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em 1935, Porsche apresenta o primeiro protótipo, denominado V1, já contextualizado como Volkswagen, carro do povo, posteriormente tornando-se um veículo militar, o Kuebelwagen;
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em 1936, os três protótipos estavam prontos;
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em 1938, Adolf Hitler investe pesado na cidade fabril no extremo norte da Alemanha, posteriormente (1945) denominada Wolfsburg, sede da VW.
Fusca, um filho de dois pais
A proximidade e operação submissa ao comando alemão da época acabou rendendo 20 meses de cadeira a Ferdinand Porsche, fichado como criminoso de guerra. No entanto, existe certa tensão na historiografia do besouro, pois Porsche teria sido influenciado pelos projetos de um engenheiro judeu, Josef Ganz.
A trágica ironia é um forte argumento de como a cooperação entre os diferentes povos rende melhores resultados do que a segregação.
A performance, robustez e design do besouro
O primeiro Fusca era equipado com um motor boxer de 4 cilindros, refrigerado a ar e tração traseira. O projeto era inusitado e divertido de guiar, como se podia testemunhar em todas as versões nostálgicas do Beetle. Já memorável desenho pôde ser visto como influenciador para projetos posteriores, inclusive do próprio Ferdinand, que desenvolvera clássicos como o Porsche 356 e o 911.
Atualmente, o Fusca é um veículo antigo, que remonta a uma época há muito distante, apesar de continuar cativando seus entusiastas.
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