Comprar peças de carros antigos pode ser um verdadeiro desafio. Afinal, novos modelos são lançados a cada ano e, gradativamente, os fabricantes vão deixando de produzir as peças das versões antigas. Garantir a manutenção, a originalidade e até a customização dos modelos que deixaram de ser fabricados requer dos proprietários algumas habilidades.
Pensando nisso, separamos para você 5 dicas práticas que lhe ajudarão a encontrar as peças ideais para o seu carro. Confira!
1. Pesquise na internet
Utilizar a tecnologia disponível pode ser uma boa alternativa na hora de comprar peças de carros antigos. Atualmente, existem lojas virtuais especializadas em reposição e, navegando na internet, você possivelmente encontrará os itens desejados. Busque também por plataformas que comercializam peças importadas.
Para garantir o sucesso na hora da compra, é importante seguir algumas recomendações:
- tenha em mãos as especificações da peça (dimensões e descrição);
- verifique a confiabilidade do site por meio das avaliações dos usuários e dos fóruns;
- confira o prazo de entrega;
- atente-se às taxas que serão aplicadas (impostos e frete, por exemplo).
2. Compre de um fabricante
Uma alternativa para comprar peças de carros antigos é encontrar locais que realizam a fabricação do componente. Graças à tecnologia, algumas lojas e oficinas mecânicas produzem peças por encomenda. Escolha lojas reconhecidas e profissionais especializados para evitar possíveis equívocos.
Caso a produção da peça nova não seja possível, leve em consideração a possibilidade de reparo da peça antiga. Geralmente, essas lojas também oferecem a opção de restauração aos proprietários. Entretanto, não basta encontrar quem fabrica ou faz reparos. É preciso acionar a calculadora e averiguar se a quantia a ser gasta é compatível com o preço do mercado.
3. Adquira de terceiros
Os apaixonados pelos carros antigos costumam se encontrar, não é mesmo? Visite os fóruns, os grupos nas redes sociais e os encontros realizados na sua cidade. Conversando com proprietários de veículos iguais ou similares, é possível que alguém esteja disposto a vender algumas peças.
Além disso, interagindo com outros “membros da tribo”, você poderá recolher informações e dicas especiais para realizar a manutenção ou a restauração do carro.
4. Visite um desmanche especializado
Os desmanches especializados possuem veículos antigos e peças cuja fabricação foi suspensa. Percorra esses locais e procure pelo componente necessário, ou por carros iguais ou similares. Lembre-se de que, antes de comprá-la, é indispensável analisar o funcionamento e o estado de conservação.
Caso a peça ainda esteja instalada no veículo, acompanhe, se possível, a retirada. Na dúvida, recorra a um especialista para a avaliação do componente.
5. Procure peças compatíveis
Ainda está com dificuldades para comprar peças de carros antigos? Estude alguns modelos que ainda são fabricados para descobrir se há compatibilidade. Algumas vezes, peças de veículos que ainda são produzidos apresentam equivalência àquelas dos carros antigos.
Pode ser possível também realizar adaptações. Nessa hipótese, é preciso ficar atento à segurança, pois ela não pode ser comprometida de maneira alguma.
Pronto! Seguindo essas dicas, certamente você conseguirá comprar peças de carros antigos. Lembre-se de que restaurar, customizar ou realizar os reparos nos carros clássicos requer pesquisa, paciência, determinação e investimento. Afinal, não é todo mundo que possui um clássico em bom estado na garagem.
Gostou do nosso post? Caso tenha ficado com dúvida ou quer saber mais sobre comprar peças de carros antigos, entre em contato conosco. Será um prazer atender mais um apaixonado pelos clássicos das quatro rodas!