Há mais de trinta anos, o segmento automotivo do nosso país era totalmente diferente do atual. Por isso, resolvemos relembrar os carros que marcaram os anos 80. Esses veículos fazem sucesso até hoje e trazem lembranças de uma época que deixou muita saudade.
Na época, não existiam muitas marcas disputando espaço — basicamente, Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen dominavam — e o mercado ainda dependia dos modelos importados.
Por serem tão singulares e fazerem parte da história automobilística do Brasil, os automóveis dessa década definiram tendências e trouxeram inovações que são utilizadas até hoje na indústria automotiva.
Está pronto para viajar no passado? Então, aperte os cintos, venha conosco e conheça nossa lista!
1. Chevrolet Chevette
O primeiro carro mundial da marca GM chegou aos anos 80 com visual repaginado, o que garantiu uma excelente posição nos três primeiros anos, perdendo somente para o Fusca e para o Passat.
No ano de 1983, ele foi remodelado com um design bem mais moderno, que o assemelhou ao Monza. Com a segmentação de cliente da Volkswagen entre o Fusca e o Gol, o Chevette vendeu mais de 85 mil unidades naquele ano e se tornou o primeiro veículo a superar a liderança do Fusca no mercado. No restante da década, ele viveu de sua boa reputação conseguida por suas qualidades e modelos mais imponentes.
2. Volkswagen Gol
O substituto do Fusca surgiu com um motor semelhante ao do sedã dos anos 30, característica que até destoava de sua bela lataria moderna, claramente inspirada no primeiro Polo. Apesar de sua performance e motor não terem sido um grande destaque do Gol, o ambiente interno espaçoso e sua aparência moderna foram suficientes para conquistar cada vez mais compradores do Fusca até que, em 1983, ele superou seu antecessor.
O fato de ser o Volkswagen mais popular do país não foi suficiente para alcançar a liderança do mercado. Isso só ocorreu em 1987, quando a marca descontinuou o Fusca.
Ademais, vale mencionar o surgimento de dois modelos esportivos no final da década que eram o sonho de consumo de muita gente:
- Gol GTS: com motor 1.8, bicombustível, e 106 cv de potência.
- Gol GtI: com motor 2.0, à gasolina, injeção eletrônica (primeiro veículo nacional com essa tecnologia) e 120 cv.
3. Chevrolet Monza
Foi o Monza que precedeu o Gol na hegemonia do mercado. Ele foi lançado em 1982 com uma carroceria hatchback e motor 1.6, mas conquistou seu sucesso a partir de 1983 quando virou um sedã e obteve novos motores de 1,8 litro.
Com opções de duas ou quatro portas, um visual inovador e um acabamento vistoso e raramente presenciado por aqui, o Monza conquistou três vezes o primeiro lugar de vendas — em 84, 85 e 86. Foi a única vez em que um modelo pouco acessível foi o mais comercializado do Brasil.
4. Ford Escort
O Escort chegou também em 1983 e representou um salto evolutivo enorme se comparado ao Corcel. Pudera, ele era muito semelhante ao modelo comercializado na Europa, tinha bom acabamento e oferecia duas versões: conversível e esportiva, como o famoso XR3, graças ao seu design imponente, motor 1.6 e 83 cv — fato que não se via em um veículo nacional desde o antigo Volkswagen Karmann-Ghia, que foi descontinuado em 1975.
5. Chevrolet Opala
O Opala também chegou na década de 80 com visual novo e mudou novamente em 1987. Por baixo do design modernizado, porém, ele ainda era o mesmo veículo do final dos anos 60. Só que esse detalhe não era problema para quem tinha um bom poder aquisitivo e podia adquirir um dos modelos mais deslumbrantes da época — principalmente em 1986, quando o Alfa Romeo 2300 foi descontinuado.
E então, o que achou da nossa lista de carros que marcaram os anos 80? O curioso é que alguns desses veículos estão prestes a virar relíquias, o que é bom para os colecionadores de plantão e excelente para contar a história da indústria automobilística para a nova geração de aficionados por automóveis antigos.
Gostou deste conteúdo? Aproveite o gancho desta leitura e confira quais são os 6 carros mais famosos de todos os tempos!